domingo, 6 de agosto de 2017

Retrato Intemporal


O TEU COLO

Há tanta gente carente
Que precisa de um colo
Como muita outra gente.
Se te serve de consolo

Lava a alma com sorriso
Enxuga o rio que choras
E deixa brilhar o teu sorriso
Para sentires melhoras.

É lá dentro que encontras
O que tu procuras cá fora
E é lá que tu reencontras

Aquela quietude onde mora
O colo que não encontras
Quando sais de ti embora.


O livro é uma edição de autor e custa 10 euros. Quem o quiser comprar tem de o fazer junto de Roque Lino, que por estes dias está connosco.

José Teodoro Prata

Um comentário:

Anônimo disse...

Não pude estar presente no lançamento do livro de poesia de Roque Lino. Tive pena. Mas quando soube, pelo Reconquista, que o evento teria lugar no dia 5 de agosto, sábado, já tinha combinado uma reunião familiar fora de S. Vicente a Beira.
Sabia, de há muito, que o autor era poeta. Salvo erro em 1979 (ou por aí) quando fez parte da Comissão das Festas de Verão, (ou pouco depois), tive oportunidade de ir, com o Luís Matias, a casa dele, sita a um canto da praça (na verdade, a casa era do pai, José Maria Lino), e vi alguns versos que ele nos mostrou.
Ainda bem que decidiu trazê-los, agora, em livro, à luz do dia! Pela surpreendente qualidade das imagens poéticas que cantam, neste "Retrato Intemporal" o grande apego à sua e nossa nossa terra, sua inspiradora!
Roque Lino foi (e é) um homem com uma visão avançada para o seu tempo. O seu currículo público, comprova-o. Não é por ser militante do Partido Socialista, em concreto. Podia ser de outro partido do nosso espectro político. Mas como fundador daquele partido político e como democrata, percebeu que a Democacia Representativa era o nosso futuro de cidadãos da Europa. Obviamente, com todos os seus defeitos, é certo. Mas do que não há dúvida é que somos hoje um povo mais digno! A nossa História tinha, forçosamente, que ser lida de forma diferente da oficial, naqueles tempos do ano de 1973 (antes do 25 de abril!). E ele teve a coragem para isso!
Parabéns.
Abraços.
ZB